Circuito dos Padroeiros
Cicloturismo na Terra da Cebola e da Santa!
É com a saudação franciscana que apresentamos a você o Circuito dos Padroeiros de Cicloturismo.
Buscamos inspiração na religiosidade que marca nossa cidade e na devoção das comunidades aos seus santos padroeiros, unindo todos pela fé e espiritualidade, com a acolhida típica dos moradores do Alto Vale do Itajaí, que recebem os visitantes como amigos.
O Circuito oferece quatro rotas para pedalar e viver a experiência de contemplar e interagir com as belas paisagens do interior de Ituporanga, passando por importantes marcos religiosos urbanos e por 12 capelas consagradas aos padroeiros, com o convite singelo de levar cada um que nos visita à reflexão dos ensinamentos de São Francisco de Assis, lindamente sintetizados no Cântico das Criaturas, poesia pura e sincera que reconcilia as criaturas do céu, da terra e a nossa humanidade para celebrar a paz.
Nas rotas você vai conhecer cenários lindos, com o verde cheio de vida da Mata Atlântica, rios e cachoeiras, passando por estradas rurais, com pequenas e grandes propriedades, que cultivam desde a famosa Cebola de Ituporanga, até os doces e saborosos moranguinhos. E poderá conhecer símbolos, monumentos e lugares especiais da nossa devoção – como a Igreja Matriz Santo Estêvão, a Gruta de Nossa Senhora, o Seminário São Francisco de Assis e o grandioso Complexo Religioso Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor.
E mais: das mesas fartas dos cafés coloniais, da cozinha afetiva caseira dos almoços da roça,, até os pratos sofisticados de alguns restaurantes; do gostinho da Cebola de Ituporanga nas receitas de família ou em criações mais ousadas atuais; das cucas, pães e bolachas, – tudo isso completa o roteiro com o melhor da nossa gastronomia.
O que é Cicloturismo?
O cicloturismo é o turismo de bike! Uma modalidade de turismo que as pessoas fazem usando a bicicleta ao invés de outro meio de transporte. É com a bike que o cicloturista conhece novos lugares, experimenta sabores, interage com as culturas, participa de atividades, eventos e festas fora do entorno habitual de sua residência.
Ituporanga e o Cicloturismo?
Nosso município tem recebido muitos turistas de diversos lugares, que chegam aqui para conhecer nossos atrativos, ou seja, locais interessantes para visitar, como o Complexo Religioso Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, a Gruta de Nossa Senhora, a Igreja Matriz Santo Estêvão, o Salto Grande, as propriedades rurais do interior ou espaços de lazer e hospedagem.
Tudo isso nós temos a oferecer em mais de 50 empreendimentos ativos na recepção de visitantes que têm contribuído para que Ituporanga se desenvolva como um destino turístico.
Assim como você deseja conhecer outro lugar para passear ou ir nas suas férias, pessoas de outros municípios e estados do Brasil querem vir para Ituporanga conhecer as nossas belezas, saborear nossa gastronomia e aproveitar o que temos de melhor.
Desta forma, a Prefeitura Municipal e O SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, perceberam a oportunidade de atrair mais um tipo de turista para Ituporanga: o cicloturista, que viaja para pedalar e descobrir novos lugares. Esse é um tipo de turismo que une a vida saudável, a natureza e a cultura, estimulando a prática de esporte e também a interação com as comunidades locais.
Nossa cidade tem uma topografia interessante para o cicloturismo, paisagens muito bonitas, águas de rios e cachoeiras, um interior produtivo e boa gastronomia. Mas, além disso tudo, se destaca pela religiosidade e o espírito comunitário da nossa gente. Portanto, assim como dizemos “Terra da Cebola e da Santa!”, unimos no Circuito dos Padroeiros duas das nossas grandes forças – o rural e a fé. E o cicloturismo vem para consolidar ainda mais o valor do nosso interior, das nossas comunidades e da cultura da nossa gente!
Rota 1 – 35,5 km
Nível Médio com elevação de 748 metros
No Percurso:
- Centro
- Igreja Matriz Santo Estêvão
- Seminário São Francisco de Assis
- Comunidade Lajeado Águas Negras
- Capela Nossa Senhora da Glória
- Comunidade Alto Águas Negras
- Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes
- Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor
Rota 2 – 56,5 km
Nível Difícil com elevação de 1058 metros
No Percurso:
- Comunidade Rio Batalhas
- Capela Santa Clara
- Comunidade Águas Frias
- Capela Santo Agostinho
- Comunidade Rio Areias
- Capela Cristo Rei
- Bairro Santo Antônio
- Capela Santo Antônio
Rota 3 – 44,4 km
Nível Médio com elevação de 778 metros
No Percurso:
- Bairro Gabiroba
- Capela São Pedro
- Bairro Bela Vista
- Capela Nossa Senhora do Bom Parto
- Comunidade Alto Rio Novo
- Capela São José
- Comunidade Cerro Negro
- Capela Sagrado Coração de Jesus
Rota 4 – 19,6 km
Nível Fácil com elevação de 228 metros
No Percurso:
- Igreja Matriz Santo Estêvão
- Seminário São Francisco de Assis
- Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
- Comunidade Braço Perimbó
- Capela Cristo Ressuscitado
Objetivos Deste Projeto?
Valorizar e reconhecer as belezas naturais, a fé e a religiosidade, o meio rural, a cultura, os costumes e as tradições de Ituporanga, tanto na área urbana, quanto no interior do Município;
Gerar novas oportunidades de negócios, emprego e renda para a população;
Promover Ituporanga como destino de viagem e de bem-viver, atraindo visitantes de outras cidades e regiões de Santa Catarina e do Brasil;
Consolidar o turismo religioso como uma das principais forças turísticas do nosso Município;
Disseminar conceitos de vida saudável, a prática de exercícios físicos e esportes para as pessoas.
Quais são os benefícios para as comunidades do interior de Ituporanga?
Valorização do meio rural, do ambiente natural, dos saberes e fazeres, das memórias e histórias das comunidades de Ituporanga; Fortalecimento da identidade local, da cultura, da religiosidade e espiritualidade, do sentimento de pertencimento das comunidades e do espírito comunitário;
Geração de novas oportunidades econômicas para o Município; Divulgação das belezas, atrativos, eventos, empreendimentos, serviços e negócios; Melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida no interior.
Como a comunidade pode participar deste Projeto?
As comunidades têm um papel muito importante, que é a prática da hospitalidade, ou seja, do bem-receber que é uma das características das pessoas que vivem em Ituporanga. Você que é morador de alguma comunidade onde passa o circuito, poderá interagir com o turista, repassando informações, por isso esteja atento ao que divulgamos em materiais impressos e também no site www.visiteituporanga.com.br e nas redes socais @visite_ituporanga.
Além disso, o cuidado com a sua casa e propriedade rural, com a sua rua, com o seu bairro ou comunidade é muito importante para que nosso Município esteja cada vez
mais bonito para quem mora aqui e para quem vem de fora. E, com o desenvolvimento e o crescimento do turismo, as oportunidades para empreender vão surgindo, para que novos negócios gerem mais renda, trabalho e o retorno dos jovens para o interior, para as comunidades rurais, como tem acontecido em diversas cidades pelo Brasil.
Com tudo isso convidamos você e sua família a apoiarem o Circuito dos Padroeiros e as demais iniciativas para fazer de Ituporanga um lugar cada vez melhor para viver e visitar!
O Senhor te abençoe e te guarde; te mostre a sua face e tenha misericórdia de ti. Volva para ti o seu olhar e te dê a paz. O Senhor te abençoe!
São Francisco de Assis